Niveis de proeficência em linguas
O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, mais conhecido como CEFR (Common European Framework of Reference for Languages), é um documento publicado pelo Conselho da Europa que tem como objetivo determinar o nivelamento de proficiência em línguas estrangeiras, com base nas habilidades em diferentes áreas de competência linguística.
Básico - iniciante
A1
A pessoa consegue se comunicar no idioma estrangeiro de modo simples, quando falado lentamente.
Essa classe do nivelamento se refere a estudantes ainda na etapa de descoberta do idioma. Dessa forma, um estudante A1 é capaz, no geral, de:
-
compreender as palavras mais familiares, expressões comuns e falar sobre si mesmo, sua família e seu ambiente imediato, em sentenças simples;
-
compreender passagens escritas muito simples, tais como anúncios, cartazes e cartões postais;
-
identificar algumas palavras e frases mais familiares através da audição;
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participar de uma conversa básica, se o interlocutor falar devagar;
-
fazer e responder algumas perguntas simples se o assunto for familiar;
-
descrever características básicas de objetos e pessoas.
Básico - intermediario
A2
Esse nível, apesar de ainda estar no espectro do básico, já permite que o utilizador adquira competências extras, tais como:
-
compreender e usar algumas expressões cotidianas e a respeito do seu dia-a-dia imediato (família, compras, trabalho, escola, etc.);
-
compreender mensagens simples, claras e curtas, faladas ou escritas;
-
encontrar informações principais e ideias gerais em documentos cotidianos, tais como anúncios, folhetos, menus e cartas;
-
comunicar-se breve e superficialmente sobre alguns temas comuns;
-
escrever frases e mensagens curtas e simples;
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abordar questões relacionadas a necessidades imediatas.
Intermediário
B1
O usuário do nível B1 já consegue lidar com a maioria das situações linguísticas sozinho. Assim, ele é capaz de, por exemplo:
-
relatar um evento, descrever uma necessidade e explicar uma ideia ou projeto;
-
compreender textos escritos em linguagem cotidiana ou relacionada ao dia-a-dia;
-
falar sobre temas familiares ou de interesse pessoal (família, passatempos, trabalho, estudos);
-
compreender descrições de eventos, objetos e pessoas, além de expressões de sentimentos e desejos;
-
contar uma história de maneira simples;
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escrever textos simples e coerentes sobre temas que lhes são familiares ou de interesse;
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expressar-se de maneira simples para contar experiências, planos ou objetivos;
-
compreender os principais pontos de um discurso claro sobre assuntos familiares encontrados regularmente no cotidiano;
-
argumentar brevemente sobre uma opinião;
-
lidar com a maioria das situações encontradas em viagens;
-
compreender os principais pontos de diferentes programas de rádio ou televisão sobre assuntos familiares, temas atuais ou tópicos de interesse
Independente avançado
B2
O usuário no nível B2 de um idioma estrangeiro consegue se comunicar com facilidade e espontaneidade. Ele já é capaz de se expressar claramente sobre variados assuntos. Por exemplo, ele é capaz de:
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participar ativamente de conversas em situações familiares;
-
apresentar e defender suas opiniões;
-
expressar-se claramente e em detalhes sobre assuntos relacionados a seus interesses;
-
compreender um texto literário contemporâneo em prosa;
-
entender a maioria dos programas de televisão sobre assuntos atuais e notícias;
-
ler artigos e relatórios sobre temas contemporâneos;
-
escrever cartas formais;
-
entender palestras e discursos, e até mesmo seguir um argumento complexo, se o assunto lhe for familiar;
-
desenvolver um ponto de vista sobre uma questão atual;
-
compreender a maioria dos filmes em linguagem padrão;
-
escrever textos mais claros e detalhados sobre temas relacionados a seus interesses.
Proeficiente
C1
Neste nível, o usuário já pode se expressar no idioma espontânea e fluentemente sem ter que procurar por palavras e definições. Por exemplo, ele pode:
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usar a linguagem de forma flexível e eficaz para fins sociais e profissionais;
-
expressar-se em texto claro e bem estruturado e desenvolver seu ponto de vista;
-
compreender artigos especializados e instruções técnicas, mesmo quando não estão relacionados à sua área;
-
apresentar descrições claras e detalhadas de assuntos complexos, desenvolvendo certos pontos e tomando conclusões;
-
ler textos literários complexos;
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compreender um longo discurso, mesmo que não esteja claramente estruturado e a articulação esteja implícita;
-
escrever sobre assuntos complexos em uma carta, um ensaio, um relatório, sublinhando os pontos importantes;
-
entender programas de televisão e filmes sem muito esforço;
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expressar ideias e opiniões com precisão.
Avançado bilíngue
C2
Este usuário consegue compreender sem esforço qualquer material lido ou falado em qualquer situação. Assim, ele é capaz de:
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redigir um texto claro e estilisticamente apropriado;
-
construir uma apresentação de forma lógica e ajudar o ouvinte a entender pontos importantes;
-
compreender a linguagem falada, seja em situações ao vivo ou na mídia, mesmo quando se fala rápido;
-
se expressar com fluência e precisão sobre os mais diversos temas;
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resumir e criticar por escrito uma obra profissional ou uma obra literária;
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escrever cartas, relatórios ou artigos complexos, com uma construção clara;
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ler qualquer tipo de texto, mesmo abstrato ou complexo em conteúdo, ou forma;
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participar de uma discussão, estando à vontade com expressões idiomáticas;
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apresentar uma descrição ou argumento claro e fluente em um estilo apropriado ao contexto.