top of page
specialite-LLCER_BAC-scaled-1.jpeg

Niveis de proeficência em linguas

toefl-itp-cefr.webp

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, mais conhecido como CEFR (Common European Framework of Reference for Languages), é um documento publicado pelo Conselho da Europa que tem como objetivo determinar o nivelamento de proficiência em línguas estrangeiras, com base nas habilidades em diferentes áreas de competência linguística.

Básico - iniciante

A1

A pessoa consegue se comunicar no idioma estrangeiro de modo simples, quando falado lentamente.

Essa classe do nivelamento se refere a estudantes ainda na etapa de descoberta do idioma. Dessa forma, um estudante A1 é capaz, no geral, de:

  • compreender as palavras mais familiares, expressões comuns e falar sobre si mesmo, sua família e seu ambiente imediato, em sentenças simples;

  • compreender passagens escritas muito simples, tais como anúncios, cartazes e cartões postais;​

  • identificar algumas palavras e frases mais familiares através da audição;

  • participar de uma conversa básica, se o interlocutor falar devagar;

  • fazer e responder algumas perguntas simples se o assunto for familiar;

  • descrever características básicas de objetos e pessoas.

Básico - intermediario

A2

Esse nível, apesar de ainda estar no espectro do básico, já permite que o utilizador adquira competências extras, tais como:

 

  • compreender e usar algumas expressões cotidianas e a respeito do seu dia-a-dia imediato (família, compras, trabalho, escola, etc.);

  • compreender mensagens simples, claras e curtas, faladas ou escritas;

  • encontrar informações principais e ideias gerais em documentos cotidianos, tais como anúncios, folhetos, menus e cartas;

  • comunicar-se breve e superficialmente sobre alguns temas comuns;

 

  • escrever frases e mensagens curtas e simples;

 

  • abordar questões relacionadas a necessidades imediatas.

Intermediário

B1

O usuário do nível B1 já consegue lidar com a maioria das situações linguísticas sozinho. Assim, ele é capaz de, por exemplo:

 

  • relatar um evento, descrever uma necessidade e explicar uma ideia ou projeto;

  • compreender textos escritos em linguagem cotidiana ou relacionada ao dia-a-dia;

  • falar sobre temas familiares ou de interesse pessoal (família, passatempos, trabalho, estudos);

  • compreender descrições de eventos, objetos e pessoas, além de expressões de sentimentos e desejos;

  • contar uma história de maneira simples;

  • escrever textos simples e coerentes sobre temas que lhes são familiares ou de interesse;

  • expressar-se de maneira simples para contar experiências, planos ou objetivos;

  • compreender os principais pontos de um discurso claro sobre assuntos familiares encontrados regularmente no cotidiano;

  • argumentar brevemente sobre uma opinião;

  • lidar com a maioria das situações encontradas em viagens;

  • compreender os principais pontos de diferentes programas de rádio ou televisão sobre assuntos familiares, temas atuais ou tópicos de interesse

Independente avançado

B2

O usuário no nível B2 de um idioma estrangeiro consegue se comunicar com facilidade e espontaneidade. Ele já é capaz de se expressar claramente sobre variados assuntos. Por exemplo, ele é capaz de:

 

  • participar ativamente de conversas em situações familiares;

  • apresentar e defender suas opiniões;

  • expressar-se claramente e em detalhes sobre assuntos relacionados a seus interesses;

  • compreender um texto literário contemporâneo em prosa;

 

  • entender a maioria dos programas de televisão sobre assuntos atuais e notícias;

 

  • ler artigos e relatórios sobre temas contemporâneos;

 

  • escrever cartas formais;

 

  • entender palestras e discursos, e até mesmo seguir um argumento complexo, se o assunto lhe for familiar;

 

  • desenvolver um ponto de vista sobre uma questão atual;

 

  • compreender a maioria dos filmes em linguagem padrão;

 

  • escrever textos mais claros e detalhados sobre temas relacionados a seus interesses.

Proeficiente

C1

Neste nível, o usuário já pode se expressar no idioma espontânea e fluentemente sem ter que procurar por palavras e definições.   Por exemplo, ele pode:

 

  • usar a linguagem de forma flexível e eficaz para fins sociais e profissionais;

  • expressar-se em texto claro e bem estruturado e desenvolver seu ponto de vista;

  • compreender artigos especializados e instruções técnicas, mesmo quando não estão relacionados à sua área;

  • apresentar descrições claras e detalhadas de assuntos complexos, desenvolvendo certos pontos e tomando conclusões;

  • compreender um longo discurso, mesmo que não esteja claramente estruturado e a articulação esteja implícita;

  • escrever sobre assuntos complexos em uma carta, um ensaio, um relatório, sublinhando os pontos importantes;

  • entender programas de televisão e filmes sem muito esforço;

  • expressar ideias e opiniões com precisão.

Avançado bilíngue

C2

Este usuário consegue compreender sem esforço qualquer material lido ou falado em qualquer situação. Assim, ele é capaz de:

 

  • redigir um texto claro e estilisticamente apropriado;

  • compreender a linguagem falada, seja em situações ao vivo ou na mídia, mesmo quando se fala rápido;

  • se expressar com fluência e precisão sobre os mais diversos temas;

  • resumir e criticar por escrito uma obra profissional ou uma obra literária;

  • escrever cartas, relatórios ou artigos complexos, com uma construção clara;

  • ler qualquer tipo de texto, mesmo abstrato ou complexo em conteúdo, ou forma;

  • participar de uma discussão, estando à vontade com expressões idiomáticas;

  • apresentar uma descrição ou argumento claro e fluente em um estilo apropriado ao contexto.

bottom of page