top of page
Enem2022.jpg

Enem e Vestibular

Se você escolheu o inglês para sua prova de língua estrangeira no Enem por ter mais conhecimento da língua ou por medo das pegadinhas da prova de espanhol, a boa notícia é: a média de acertos das questões de Inglês é de 45%, quanto a de espanhol é de apenas 34%, segundo os microdados do Enem.

Independentemente de qual curso o candidato escolher, geralmente as notas dessa área da prova têm bastante peso. Afinal, as cinco questões de inglês ou espanhol representam 11% do total da nota do Enem.

​

Como é a prova de inglês ou espanhol no Enem?

​

As questões das línguas estrangeiras seguem a mesma estrutura da prova de português. Nesse sentido, elas podem usar de vários tipos textuais, como trechos de músicas, notícias, charges, poemas, entre outros. Por isso, o conhecimento em vocabulário é imprescindível.

Os temas abordados nesses trechos, geralmente, são relacionados à atualidade. Sendo assim, exigem mais interpretação de texto do que conhecimento das normas gramaticais. Inclusive, os enunciados e as alternativas estão em português. Por isso, às vezes, ler primeiro a questão pode ajudar no entendimento do texto.

​

O que considerar antes de escolher o idioma?

​

A escolha do idioma acontece no ato da inscrição para o Enem. Dessa maneira, o estudante precisa conhecer a estrutura da prova e considerar outros fatores para facilitar a seleção da língua. 

​

Avalie o seu conhecimento

​

Faça uma autoavaliação do seu nível de conhecimento muito antes de se inscrever para o exame, quando ainda há tempo para estudar até o dia da prova.

​

Escolha conforme a sua facilidade

​

Se o candidato tem um amplo conhecimento nas duas línguas, basta escolher qual tem mais facilidade. Porém, o real problema surge quando o estudante tem um entendimento superficial tanto do inglês como do espanhol. Consequentemente, isso pode gerar alguns enganos no exame e comprometer a nota.

A maioria dos alunos nessa situação escolhe o espanhol devido à proximidade com o português, mas pode ser uma emboscada para os falsos cognatos — que também acontecem no inglês, porém em menor proporção. Esse é o nome dado às palavras semelhantes, mas com significados diferentes. Se esse for o seu caso, escolha o idioma que julgar mais fácil de você aprender.

​

Quais temas devo estudar?

​

Para fazer uma boa interpretação do texto em língua inglesa, recomendo focar os estudos em elementos de construção textual, que são os tópicos que organizam as ideias em um texto. Os principais são:

​

bottom of page